Confira algumas curiosidades sobre o maior festival de música do mundo, o Rock In Rio!
Depois de ter sido cancelado em 2021 por conta da pandemia, o Rock In Rio finalmente está de volta! Serão 7 noites de shows com atrações que variam entre o rock, pop, metal, eletrônico e outros estilos. Distribuídos em 8 palcos pela cidade do rock! E para aquecer os motores vamos compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre este megaevento que irão te surpreender. Confira!
Roberto Medina, publicitário e empresário, tinha o desejo de alavancar a imagem do Rio de Janeiro para o mundo, e foi então que surgiu a ideia deste megaevento ser por lá. Porém não era um projeto muito simples de se tirar do papel, mas como já dizia Renato Russo: “Quem acredita sempre alcança”, Roberto acreditou e a oportunidade veio.
A cervejaria Brahma procurou o publicitário, que naquela época liderava a agência publicitária Artplan, para criar uma forma inovadora de lançar um novo produto, a cerveja Malt 90. O foco do novo produto era o público jovem, pois haviam notado que seu público estava "envelhecendo". Medina teve sua grande ideia, linkar o lançamento de um novo produto, a uma experiência memorável, como é o Rock In Rio.
Em 1985 no primeiro Rock In Rio, o Brasil passava por um período de transição entre o regime militar e a democracia! A produção cultural da época, vivia uma fase de baixa. O movimento que se mantinha forte naquele momento era a cena underground com o rock nacional, composta por um público jovem, cheio de energia e com vontade de mudar o mundo. O público perfeito de que procuravam, certo?
Atualmente o Rock In Rio, tem em sua cultura a pluralidade e por isso outros estilos musicais fazem parte do line-up do evento. A escolha dos artistas de cada edição é feita por meio de muita pesquisa, inclusive em plataformas digitais como Spotify, Apple Music e YouTube. Além de bandas/músicos que têm uma ligação histórica com o evento. Mas todas essas escolhas precisam estar conectadas com o interesse do público conforme cada palco do festival, além de estar de acordo com a proposta do evento!
Essa tecnologia permite rastrear todos os passos que o visitante faz dentro da cidade do rock. Conseguem identificar quais atrações foram visitadas, do stand de patrocinador aos palcos do evento. Além de saberem os horários de entrada e saída! Todos esses dados captados são cruzados com informações de cadastros de fãs e ajudam nas melhorias e contratações de atrações para o evento seguinte.
Nos primeiros anos quando os portões eram abertos, era aquela correria para chegar o mais perto do palco possível. Muitas coisas mudaram de lá pra cá, já que o evento conta com várias atrações além dos shows.
Para auxiliar a entrada do evento conta com espaços instagramáveis, além de uma pequena escada fazendo com que o público entre com mais calma, com mais atenção no percurso.
Sim, isso pode ser algo pequeno, mas foi uma das coisas que particularmente, mais me surpreendeu comparado a outros eventos! Por mais que um banheiro químico possa estar limpo, não é algo confortável! Os banheiros são tradicionais, conectados diretamente à rede de esgoto e possui uma equipe de limpeza full time procurando manter a higiene e organização do local.
Atualmente o Rock In Rio acontece em dois países: Brasil e Portugal, mas já ocorreu em Madri, na Espanha, por três vezes, em 2008, 2010 e em 2012 e uma vez em Los Angeles, EUA no ano de 2015.
E se você curtiu conhecer um pouco sobre o Rock in Rio e quer saber mais, sugiro que leia o livro “Rock In Rio, a arte de sonhar e fazer acontecer” de Allan Costa e Arthur Igreja que foi de onde tirei todas essas informações que compartilhei com vocês! Para os empreendedores, ouso dizer que este livro é uma obra prima cheia de insights que você pode aplicar no seu negócio, fazendo algumas adaptações, claro!
Um excelente festival para vocês!