Atire a primeira pedra quem nunca reclamou que não tinha nenhuma roupa para usar, tendo um armário recheado de peças, dos mais diversos tipos. Essa incapacidade de decisão é o que o professor e psicólogo Barry Schwartz aborda no seu livro "Paradoxo da Escolha", em que nós, humanos, prejudicamos a nossa capacidade de escolha por termos muitas opções disponíveis, causando uma certa frustração.
Talvez Schwartz não tenha pensado especificamente nisso na hora de escrever o livro, mas Susie Faux, sim. Durante os anos 70, Susie criou o que hoje conhecemos como "Armário Cápsula", o conceito de otimização de guarda-roupa que indicava alguns pré-requisitos para uma peça fazer parte do seu acervo. Ser essencial, atemporal e que obrigatoriamente combine com as demais, de forma que você tenha as roupas certas para usar. Na época, a ideia não teve muita adesão, sendo popularizada de fato em 2016 pela blogueira Caroline Rector, que deixou apenas 37 peças de roupa no seu armário.
Mas afinal, por onde começar?
Bem, o primeiro caminho é mapeando o que você já tem no armário. Deixe aquilo que faz sentido, tire aquilo que não se encaixa mais. Você pode pegar umas dicas de como fazer isso nesse post aqui em que falamos sobre “fazer uma limpa” no armário.
Beleza, fiz a limpa. E agora?
Inicialmente, a ideia do armário cápsula é ter 30 peças por estação do ano, como se você tivesse um armário cápsula para o inverno, outro para o verão e assim por diante. Mas como isso considera o clima da sua região, de forma geral, cerca de 70 peças para usar ao longo do ano já funcionam.
Depois de escolher as peças, você precisa garantir que elas combinem entre si em diversas ocasiões. Isso varia muito de acordo com o estilo, gosto pessoal e rotina de cada pessoa. De maneira geral, entende-se que cores neutras e sóbrias (como branco, preto, bege, cinza, jeans) facilitam essa organização, mas não se limite caso você ame cores e estampas - por mais que esse último não seja recomendado. Uma dica extra é investir em mais peças de cima, como blusas, camisas, vestidos e casacos, já que calças, saias e shorts podem ser repetidos com maior facilidade.
A gente sempre fala aqui na coluna de Ecolife sobre como pode parecer distante aderir a ações mais sustentáveis na nossa rotina e acredito fielmente que o conceito de Armário Cápsula é uma ótima maneira de começar isso. E fazer no seu tempo, do seu jeito, torna a jornada consciente ainda mais tranquila!