SAPATOS FEMININOS: AS TENDÊNCIAS PARA O OUTONO/INVERNO 2021
17 Mai
Conheça quatro modelos que são apostas certeiras para as próximas estações - e que você vai querer usar já!
Compartilhe em suas redes sociais
As tendências da temporada traduzem o mood do momento. Depois de quase um ano em que o foco foi no vestir-se para ficar em casa, devido à pandemia e o consequente isolamento social, já sabemos que o conforto é peça-chave e isso aparece também nos sapatos que mais vamos usar no outono/inverno 2021. O aconchego surge combinado a muito estilo e podemos ver o reinado dos modelos chunky: botas, papetes e mocassins chegam com solado pesado e ganham enorme destaque na temporada. Já os clogs, os tamancos de madeira que eram tendência nas décadas de 1990 e 2000, retornam e mostram que os ugly shoes ainda vão dar muito o que falar!
1. CHUNKY BOOTS
As botas de solado robusto e emborrachado são uma das maiores tendências para o outono/inverno 2021. Chamadas de chunky boots, vêm em versões que remetem a galochas, botas usadas para tarefas pesadas e modelos militares e têm uma estética imponente - e até meio ugly. Acompanhando os coturnos, que continuam fortes na temporada, possuem como característica principal a sola tratorada bem marcada e volumosa.
Com uma pegada urbana, as botas chunky são garantia de muito conforto e estilo e chegam atualizando as modelagens tradicionais! A clássica Chelsea, fechada e com elástico lateral, surge nada delicada e com solado rubber. As galochas também aparecem com o mesmo acabamento e apostam em versões bicolores.
Democráticas, versáteis e descoladas, as chunky boots combinam com os mais diversos looks! Com jeans e camiseta, ficam perfeitas para o dia a dia! A sugestão é combinar o modelo pesado com vestido, equilibrando a produção e inserindo um toque feminino.
ENCONTRE O LOOK
ENCONTRE O LOOK
2. CLOGS
Ame ou odeie: os clogs estão de volta! Polêmico e um dos ugly shoes mais trendy da estação, o tamanco com pegada 70’s e solado robusto de madeira parece ter ganhado os pés de muita gente - e não só dos antenados na moda! A origem dos clogs está ligada aos tradicionais tamancos holandeses, datados do século XVI e que eram usados por operários, artesãos, agricultores e pescadores. Klompen, como são conhecidos na Holanda, eram feitos à mão em madeira e protegiam os pés do clima úmido da região e contra ferimentos, tendo sido utilizados até o século XX por trabalhadores do campo.
O sapato já apareceu em diferentes momentos, dos anos hippies às décadas de 1990 e 2000, mas só entrou no radar fashion em 2018, quando foi parar na passarela da Dior. Durante a pandemia, a procura pelo modelo aumentou, já que suas versões flatform e de salto baixo são sinônimo de muito conforto - e aliadas do home office com estilo! Na temporada, o tamanco surge com o clássico salto em madeira bipartido e tachas, em animal print e com detalhes imponentes, como maxi fivelas ou correntes.
E como usar os clogs nos looks do dia a dia? A dica é apostar em jeans e alfaiataria para um visual despojado e elegante. Outra sugestão é combinar com vestido estampado ou calça flare para um mood bem 70’s e boho. Em pelo de vaca, os clogs traduzem a tendência com uma pegada country.
ENCONTRE O LOOK
ENCONTRE O LOOK
3. PAPETES
Confortáveis e cool, as papetes vieram mesmo para ficar! Com tiras grossas e solado pesado, a sandália é tendência há algumas temporadas e é a escolha mais amada entre os descolados! Antes considerada até meio cafona, ganhou versões de luxo em marcas como Chanel, Gucci, Prada e Balenciaga. A papete surgiu no universo esportivo e, em inglês, recebe nomes como dad sandals, chunky sandals, hiking sandals e outras variações que caracterizam a sandália que é a cara dos anos 1990 e segue a onda dos ugly shoes - os polêmicos e amados “sapatos feios”.
Na estação, as papetes vêm em versões variadas: rasteira, flatform, com solado tratorado ou liso, tiras mais fininhas ou robustas, fecho em velcro, em cores vibrantes, metalizadas ou neutras e com detalhes em fivelas e pedrarias. A sandália é opção certeira para looks comfy, práticos e cheios de estilo e vai bem com diferentes peças! Use com vestido, saia ou shorts para um visual fresco e delicado e com alfaiataria para uma produção office moderna. Com peças esportivas, como bermuda biker e legging, fica ainda mais divertida e despojada! E nos dias mais frios, a dica é apostar na combinação com meia ou meia-calça.
ENCONTRE O LOOK
ENCONTRE O LOOK
4. MOCASSINS
O mocassim é um dos grandes clássicos das temporadas outono/inverno pela sua praticidade, conforto e elegância. O sapato, que tem sua origem ligada aos nativos norte-americanos e se popularizou nos pés de celebridades da música como Elvis Presley e Michael Jackson, chega em duas versões principais na estação: minimalista e robusto.
A tendência chunky definitivamente invadiu o mundo da moda e agora aparece também nos mocassins. Os chunky loafers são caracterizados pelo solado pesado flatform ou tratorado e acompanham as heavy boots da temporada, sendo garantia de um visual urbano e descolado. Já os mocassins minimalistas vêm em modelagens mais masculinas e com detalhes como metais e tachas, ou em camurça e cabedal ajustado ao pé, bem tradicional e despojado.
E como usar mocassim? O modelo compõe looks diversos, do estilo fashionista ao básico. Para o dia a dia, jeans, camisa branca e mocassim é um clássico - o tal do sofisticado sem esforço! Alfaiataria é sempre uma ótima pedida e a dica é brincar com o mix de cores e modelagens para deixar a composição menos formal. Vestidos e saias dão um ar delicado e contrastam com a estética pesada dos chunky loafers. Outra dica é apostar na combinação de mocassim e meia - branca, colorida, de poá ou até rendada -, um truque de styling simples e que confere um toque divertido à produção.