Aprenda o que é um armário cápsula e todas as dicas para montar o seu.
Sempre ouvimos falar sobre reduzir o consumo de forma geral, seja comprando menos ou gerando menos lixo. Porém como aplicar isso no dia a dia? De que maneira podemos começar? Para que você consiga dar os primeiros passos, tanto para otimização das peças como para a possível adesão à moda circular, separamos informações valiosas que podem te ajudar. Entenda mais:
A ideia do armário capsula (Capsule Wardrobe) surgiu em meados da década de 1970 por Susie Faux, que nada mais é que peças de vestuário essenciais e que não saem de moda. Ganhou o gosto popular novamente pelo apelo ao consumo mais consciente.
Atualmente estudos apontam que as pessoas estão querendo mais produtos de qualidade e com grande durabilidade, independentemente do valor, para diminuir o consumo excessivo. Assim reduzindo as quantidades de compras. Isso já aborda um tema bem relevante nos dias atuais o consumo consciente.
Mas o que seria? Consumo consciente é a ideia em torno da reflexão sobre a real necessidade da compra de um determinado produto e outros pontos, como: comprar de empresas responsáveis, produtores locais, de empresas que se preocupam com as questões ambientes e sociais, etc. O grande objetivo é a redução do consumo desnecessário e não compra vinda de produções ilegais, inclusive.
Um modelo de negócio muito interessante, que amarra os propósitos de um armário cápsula é a moda circular (brechó). E hoje destacamos uma marca que vem trilhando um caminho de sucesso nesta frente: a TROC.
A TROC foi criada para que todas as mulheres pudessem ter acesso a produto em bom estado e com preços maravilhosos. A proposta da marca é movimentar as peças que estão paradas, ou que nunca foram usadas, para novos guarda roupas. Todas as peças recebidas são analisadas individualmente, garantindo assim peças ótima qualidade e que estejam perfeitas para os novos consumidores.
A venda é feita totalmente online para todo país, ou seja, é seguro e rápido para quem quer vender e quem quer comprar. Tudo de uma forma mais sustentável e justa com o planeta!
Existem diversas possibilidades de montar seu armário, mas uma dica essencial para quem vai fazer pela primeira vez é limitar a quantidade de peças e selecionar por estação do ano. Depois disso você vai começar escolhendo peças atemporais e as que melhor se encaixam com o seu estilo, muito importante elas devem combinar entre si.
1- Com menos peças você tem mais facilidade para escolher;
2- Mais praticidade e assertividade na hora de viajar;
3- Menor produção de lixo;
4- Evita gastos desnecessários;
5- É sustentável e favorece o consumo consciente;
6- Mais fácil para organizar.
Ainda na dúvida de que peças escolher para seu novo armário? Calma, separamos uma lista de itens essenciais e básicos para se ter.
Como falamos anteriormente, na dúvida sempre opte por peças básicas e de fácil combinação. Se souber bem o seu estilo melhor ainda, pois poderá criar looks diferentes e lindos!
Confira a seleção e coloque em prática tudo o que conferiu aqui: